Limpeza e desinfecção de superfícies nas quais alimentos entram em contato com COVID-19

Achyut Adhikari, Kharel, Karuna

De acordo com o centro de controle de doenças (Centers for Disease Control and Prevention - CDC), o coronavírus COVID-19 pode se manter viável por várias horas em diferentes tipos de superfícies. No entanto, a transmissão do vírus através de uma superfície ainda não foi documentada. A dispersão do COVID-19 ocorre por contato entre pessoas – aproximadamente a 2 metros de distância –por meio de contato direto ou gotículas de saliva expelidas pelo espirro ou tosse. Seguir os programas de higienização adequados irá limitar a sobrevivência do COVID-19 nas superfícies.

A limpeza de superfícies que as pessoas tocam e de alimentos que entram em contato promove a remoção da maioria dos germes e sujeira. A desinfecção após limpeza remove o restante dos germes da superfície limpa. Siga os seguintes passos recomendados pelo CDC para limpeza de superfícies que possa conter COVID-19.

Melhores práticas:

Superfícies visivelmente sujas devem primeiramente ser limpas e posteriormente desinfectadas. Caso contrário, os produtos não serão efetivos contra o vírus.

  1. Limpe e desinfete todos os locais que possam ser tocados.
  2. Priorize limpezas de rotina em objetos frequentemente tocados, como ferramentas de colheita, embalagens, superfícies que entram em contato com alimentos , refrigeradores, fechaduras, maçanetas, lixeiras e outras superfícies comumente encostadas.
  3. Use produtos sanitários registrados para limpeza e sanitização e siga corretamente a bula.
  4. Para alimentos e superfícies queentram em contato com alimentos, é sempre importante checar a bula para recomendações e contraindicações.

Como limpar superfícies:

  1. Primeiramente, limpe superfícies sujas com detergente ou água e sabão antes de desinfecção.
  2. Para desinfecção, diluições contendo água sanitária, soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool, , assim como outros produtos registrados para desinfecção de casas, podem ser utilizados para combater COVID-19.

Como preparar a solução de água sanitária:

Siga a recomendação da bula para aplicação e ventilação do local. A CDC recomenda o seguinte método:

  • . 5 colheres de sopa (1/3 de um copo) de água sanitária para 3.8L de água (1 galão)

Ou

  • . 4 colheres de chá de água sanitária por litro de água

Caso seja necessario prepararuma concentração específica de água sanitária, as seguintes informações podem ajudar:

Assumindo que há concentração de 5.25% de hipoclorito em água sanitária, use os seguintes volumes para alcançar a concentração de cloro de 65 a 400 partes por milhão (ppm).

  • 1 colher de chá (5mL) - 65ppm
  • 1 colher de sopa (15mL) -200ppm

Procedimento de limpeza depois que um indivíduo infectado estiver no local:

  1. Feche as áreas utilizadas por qualquer pessoa doente. Se possível, espere 24h para desinfetar o local.
  2. Pessoal da limpeza devem usar luvase aventais descartáveis durante todo o processo de limpeza. Após a limpeza, todo o material deve ser devidamente descartado e as mãos devidamente higienizadas. Caso água e sabão não estejam disponíveis, álcool em gel contendo 60 até 90% de álcool pode ser utilizado.
  3. Superfícies porosas e macias, como piso com carpete ou tapetes, devem ser limpas primeiro para remover a contaminação visível e depois lavar com água quente, deixando secar completamente.
3/27/2020 6:56:06 PM
Rate This Article:

Have a question or comment about the information on this page?

Innovate . Educate . Improve Lives

The LSU AgCenter and the LSU College of Agriculture

Top